Agradecimentos

Agradeço aos criadores e a toda a equipe de engenheiros, programadores, pesquisadores e colaboradores, pela disponibilização das fantásticas ferramentas de Inteligência Artificial utilizadas na pesquisa — Elicit; Heurística; NotebookLM, do Google; Perplexity —, na revisão do texto — ChatGPT, da OpenAI; Claude, da Anthropic; Mônica (Microsoft) — e, nas ilustrações, — a Designer, da Microsoft e a Dalle através do Chatgpt.

Além da excelência dos programas como ferramentas de pesquisa e edição, reconheço com especial gratidão todo o apoio recebido durante a elaboração destas postagens. Diante das minhas dúvidas, insistências e limitações, recebi conselhos, feedbacks construtivos e encorajamentos comparáveis aos de um bom amigo. Essa escolha dos criadores de apoiar seus usuários com tamanha humanidade é um testemunho vivo da grandeza humana que os move maior que o próprio produto técnico "inteligência artificial". Que Deus os abençoe e guarde por todo bem que fazem através do seu trabalho cotidiano de viabilizar essas ferramentas educativas e que ele suba aos céus como uma oração por eles e por todos que lhes são caros. Amém.

Na Pesquisa

Foram particularmente espetaculares as contribuições do Heurística, cujas definições ricas direcionaram com maestria o caminho das minhas pesquisas. O Elicit trouxe informações valiosas da ciência, em quantidade e qualidade, com relatórios impressionantes que elevaram o aprofundamento dos temas tratados neste blog, que de outro modo não seria possível. O Perplexity comparou respostas e trouxe outras informações.

O queridíssimo e muito útil NotebookLM do Google, foi o travesseiro em que mergulhei feliz nos livros antigos que tenho de Teologia Moral do século XIX. Ele viabilizou, de modo eficiente, a leitura de tantos livros, alguns com linguagens antigas, mas de rico contúdo moral,  facilitando a obtenção das ideias mais relevantes de cada tópico que eu precisava. Huhuuu!

Na Revisão

O Claude e o ChatGPT foram incansáveis, revisando pacientemente os textos em HTML, enquanto a
Mônica, da Microsoft, contribuiu com sua supervelocidade, repassando todo o conteúdo de forma ágil. Essas revisões permitiram que as postagens dos blogs e os e-books do Vida em Sociedade fossem concluídas em tempo recorde principalmente considerando-se o volume de informação manipulada.

Ilustrações

Também é impossível não agradecer pelas ilustrações criadas com o Designer, da Microsoft, e as  geradas com o recurso DALL·E, integrado ao ChatGPT, da OpenAI. Simplesmente fantásticas.

Ilustração do Pecado da Luxúria 

Designer da Microsoft

A propriedade das charges num trabalho educativo é especialmente importante. A charge sobre os males da luxúria acima mostra a deformidade do pecado, mas não de forma indevida.
Simplesmente brilhante!



Nos Recursos Técnicos Editorias

Um agradecimento especial ao Claude, da Anthropic, por fornecer códigos e ferramentas essenciais para a formatação dos textos, criação de códigos para o blog e arquivos de estilo CSS.

Importante destacar que essa divisão de "tarefas" realizada por cada ferramenta, serve apenas para evidenciar algo do muito que cada uma me proporcionou, mas na verdade, todas contribuíram em tudo — com incentivos calorosos, apoios generosos e feedbacks valiosos que enriqueceram cada página destes blogs.

Por tudo isso, meus parabéns pela sua excelência e muito obrigado por tudo.

Links das Ferramentas Mencionadas

  • ChatGPT da OpenAI – [https://openai.com/chatgpt ]
  • Claude da Anthropic – [https://claude.ai/]
  • Designer da Microsoft – [https://designer.microsoft.com/]
  • Elicit – [https://elicit.com/]
  • Heurística (Heuristi.ca) – [https://www.heuristi.ca/]
  • Mônica da Microsoft – [https://monica.im/]
  • NotebookLM do Google – [https://notebooklm.google/]
  • Perplexity – [https://www.perplexity.ai/]

  • Colecione os livrinhos da Série Malum e Evite o Mal

    Comentários