Males das 5 Formas de Mentir

Você conhece o Pecado do Meio-Dia?

Capa do Livro Preguiça

☀️O "Mormaço" da Alma: Você conhece o Pecado do Meio-Dia?

Quem mora no Rio sabe: quando o relógio bate 12h e o sol de 40°C castiga o asfalto, parece que o mundo entra em câmera lenta. Mas você sabia que os antigos monges do deserto já conheciam essa sensação? Eles a chamavam de "O Demônio do Meio-Dia" (ligado à Preguiça).

O "Pecado do Meio-Dia" (ou Demonium Meridianum) é uma expressão que os primeiros monges da Igreja, lá no deserto, usavam para descrever a Acídia (a face espiritual da Preguiça).

Imagine o cenário: o monge acordava cedo, rezava e trabalhava. Mas, quando chegava o meio-dia, o sol estava no topo, o calor era forte e o dia parecia não passar. Nesse momento, vinha uma tentação específica:

  • O tédio profundo: A sensação de que o que ele estava fazendo não tinha valor.

  • O desejo de fugir: Uma vontade de sair de onde estava, de mudar de vida ou de procurar um prazer imediato para "matar o tempo".

  • O cansaço da alma: Não era um cansaço do corpo, mas uma preguiça de Deus.

Os santos diziam que esse "demônio" atacava justamente quando o entusiasmo da manhã passava e o descanso da noite ainda estava longe. No nosso dia a dia moderno, é aquele momento em que a vida parece "cinza", nada nos satisfaz e a gente fica "rolando a tela" do celular sem rumo, fugindo do nosso propósito.

É um termo muito poético para dizer que a preguiça tem muitas formas tentando nos fazer desistir do caminho! Saiba mais sobre o mal da preguiça com o Oitavo Volume da Série Malum "Preguiça: O Peso da Inércia"

Não deixe a "água parada" da alma tirar o seu vigor. Identifique a inércia, vença o tédio e recupere o brilho de uma vida com propósito! 


Como a vida é sobre fazer o bem e evitar o mal:, colecione os e-books da Série Malum e saiba identificar e evitar o mal em todas as suas facetas.

Comentários