Alguém entrou em contato com você através de ligações telefônicas ou aplicativos de mensagens pedindo para realizar alguma transação ou confirmação de dados pessoais? Cuidado, pode ser golpe!
É bastante comum que criminosos se passem por funcionários de bancos para manipular suas vítimas com a intenção de subtrair dinheiro ou dados sensíveis.
Ajude a manter seus dados em segurança, fique atento aos golpes!
Como se proteger?
É importante estar atento e saber identificar o que o seu banco não faz:
- A área de segurança do seu banco não entra em contato com os clientes por ligações de WhatsApp.
- Ao falar com seu assessor solicite uma vídeo chamada para garantir que é ele mesmo.
- Desconfie de qualquer pedido ou orientação feitos em tom de urgência.
- Nunca realize a abertura de conta em outro banco sob orientação de terceiros.
- Não instale nenhum aplicativo ou módulo de segurança adicional.
- Não solicita transferências ou Pix para confirmar cancelamentos ou estornos.
- Não pede o compartilhamento de token ou senha de segurança.
- Não entra em contato com os clientes por ligações de WhatsApp.
- Nunca solicita a abertura de conta em outro banco.
- Não faz solicitação para instalar aplicativo ou módulo de segurança.
- Não faz qualquer pedido ou orientação em tom de urgência. O seu banco não solicita transferências ou pix para confirmar cancelamentos ou estornos.
Mas, o que fazer caso seja vítima de algum golpe?
Siga esse passo a passo:
- Faça um boletim de ocorrência;
- Bloqueie temporariamente sua conta e/ou cartão pelo telefone ou site do seu Banco.
Fonte: Rico
Comentários
Postar um comentário