Golpe da Orientação Bancária - Previna-se

Alguém entrou em contato com você através de ligações telefônicas ou aplicativos de mensagens pedindo para realizar alguma transação ou confirmação de dados pessoais? Cuidado, pode ser golpe!

É bastante comum que criminosos se passem por funcionários de bancos para manipular suas vítimas com a intenção de subtrair dinheiro ou dados sensíveis.

Ajude a manter seus dados em segurança, fique atento aos golpes!

Como se proteger?

É importante estar atento e saber identificar o que o seu banco não faz:

  1. A área de segurança do seu banco não entra em contato com os clientes por ligações de WhatsApp.
  2. Ao falar com seu assessor solicite uma vídeo chamada para garantir que é ele mesmo.
  3. Desconfie de qualquer pedido ou orientação feitos em tom de urgência.
  4. Nunca realize a abertura de conta em outro banco sob orientação de terceiros.
  5. Não instale nenhum aplicativo ou módulo de segurança adicional.
  6. Não solicita transferências ou Pix para confirmar cancelamentos ou estornos.
  7. Não pede o compartilhamento de token ou senha de segurança.
  8. Não entra em contato com os clientes por ligações de WhatsApp.
  9. Nunca solicita a abertura de conta em outro banco.
  10. Não faz solicitação para instalar aplicativo ou módulo de segurança.
  11. Não faz qualquer pedido ou orientação em tom de urgência. O seu banco não solicita transferências ou pix para confirmar cancelamentos ou estornos.

Mas, o que fazer caso seja vítima de algum golpe?


Siga esse passo a passo:


  1. Faça um boletim de ocorrência;
  2. Bloqueie temporariamente sua conta e/ou cartão pelo telefone ou site do seu Banco.

Fonte: Rico 


Comentários